Pesquisar este blog

sábado, 22 de maio de 2010

Liturgia e celebração Liturgica O que Significam?


Primeiro que tudo, liturgia é ação. Quando pensamos em ação, logo nos vem em mente o movimento. Deste forma, a liturgia se expressa através de palavras e gestos. Por isso ela é toda feita de sinais que chegam aos nossos sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição).
Antigamente, fora do aspecto religioso, liturgia significava ação do povo. A partir disso, a Igreja adotou esse termo para indicar ação do povo reunido para expressar sua fé em Deus.

Celebrar pode ter vários significados: festejar com parentes e amigos, solenizar, honrar, exaltar, etc.
Nós seres humanos, somos naturalmente celebrativos. Você facilmente se reúne, com um grupo de pessoas para celebrar aniversários, festinhas do Grupo de Coroinhas, vitórias esportivas, formaturas, batizados, casamentos e até funerais.


Mas, para celebrar, alguns elementos se fazem importantes:

1.Não se celebra sozinho. Celebrar é um ato público, uma reunião de pessoas. Não tem sentido você, sozinho, celebrar o seu aniversário. Já imaginou você cantando parabéns para você mesmo?
2.Somente celebramos em momentos especiais. Não se celebra a toda hora.
3.Para celebrar é preciso ter um motivo. Motivos que podem ser os mais variados: o nascimento de um bebê, dia das mães, um ano de namoro, etc.
4.Para celebrar é preciso de ritos. Ritos são gestos que se repetem. Por exemplo: no seu aniversário o que se repete? A entrega do convite, a chegada dos seus amigos, o bolo, as velinhas, os parabéns,,, São atos que estão ligados a este tipo de celebração, o aniversário, que é diferente dos acontecimentos de um casamento, por exemplo. Com toda certeza você saberá diferenciar um aniversário de um casamento, não é?
5.É preciso de espaço, para que as pessoas possam reunir-se: A Igreja, uma escola, sua casa, um clube, etc.
6.É preciso tempo. É preciso que haja uma hora marcada, para que os participantes saibam a hora de estar na celebração. Também é necessária uma duração. Dependendo da celebração, ela pode durar uma hora, um dia, uma semana, e assim vai.
Lembrando os elementos celebrativos: ato público, momentos especiais, motivos, ritos, espaço e tempo. Todos eles se aplicam a qualquer tipo de celebração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário