Pesquisar este blog

sábado, 1 de janeiro de 2011

O que é Epifania?


A palavra “Epifania” oriunda do Grego significa “aparição ou manifestação”, ou seja, a manifestação ou aparição de Jesus as nações, quando o filho do Criador dá-se a conhecer através dos Reis Magos.

Enquanto no Oriente a Epifania é a festa da Encarnação, no Ocidente se celebra com esta festa a revelação de Jesus ao mundo pagão, a verdadeira Epifania. A adoração por parte dos Reis Magos simboliza “Jesus salvador da humanidade.

A festa da Epifania do Senhor que em sua origem era no dia 06 de janeiro após a mudança do Calendário Litúrgico passou a ser celebrada no segundo domingo após o Natal.

O que celebramos hoje na liturgia manifesta e revela, de muitas formas, que Deus veio ao mundo num corpo humano, para que os homens, mergulhados nas trevas de todas as maldades, não perdessem por ignorância o que só puderam alcançar e possuir pela graça. Aquele que quis nascer para nós não quis ser ignorado por nós. Os magos o procuravam escondido resplandecente nos astros, e o encontraram envolto em panos na manjedoura. Os magos finalmente contemplaram maravilhados, no presépio, o céu na terra, Deus no homem, na pequenez de uma criança, aquele que o universo não pode conter. Vendo-o, proclamam sua fé e não discutem, oferecendo-lhe místicos presentes sempre explicados: incenso oferecido a Deus, ouro ao rei e mirra ao que haveria de morrer. Assim os povos pagãos tornaram-se os primeiros chamados, porque a fé dos magos deu início à fé de todos os povos. (CNBB- Cardeal Geraldo Majella Ângelo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário