Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

A Essência de Ser Acólito

O ser acólito nos dias de hoje não se restringe apenas no servir na liturgia, pois vai muito além do que imaginamos, uma vez que, a palavra ACÓLITO significa “acompanhar no caminho”.

Acompanhar quem? Jesus

Assim como durante a sua vida pública Jesus chamava quem Ele queria para acompanhá-lo – “Ao passar Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e seguiu Jesus” (Mt 9,9) – da mesma forma O faz nos dias atuais convidando-nos a cada dia para o seguirmos.

Qual o Caminho? O que nos leva direto ao Reino de Deus.

Para seguirmos firmemente este caminho precisamos estar dispostos a renunciar a nossa vida, conforme Ele nos advertiu: “Se alguém quer vir comigo, renuncie a si memsmo, tome sua cruz, cada dia, e siga-me” (Lc 9,23) e continua ainda dizendo “Aquele que realmente quiser me acompanhar no caminho, porém ao ver que o trabalho é árduo e olha pra trás, não está apto para o Reino de Deus” (Lc 9,62).

Em suma, ser acólito é acima de tudo está sempre disposto a se doar e servir, buscando sempre colocar em prática os ensinamentos do Mestre, o primeiro e maior acólito de todos. Ele que nos deixou todas as ferramentas necessárias, afim de que, pudéssemos imitá-lo...

“Entendeis o que vos fiz? Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou.
Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, felizes sois se as praticardes.” (Jo 13, 12-17)

autor: Jean

Nenhum comentário:

Postar um comentário