Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Os Santos Anjos







Anjo (do latim angelus e do grego ággelos (ἄγγελος), mensageiro), segundo a tradição judaico-cristã, a mais divulgada no ocidente, conforme relatos bíblicos, são criaturas espirituais, servos de Deus assim como os homens (Apocalipse 19:10), que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus.


No Cristianismo a fonte primária ao estudo dos anjos são as citações bíblicas, como quando três anjos apareceram a Abraão (Gn 6,1). Isaías fala de serafins (Is 6, 1-2); outro anjo acompanhou Tobias e curou seu pai manifestando-se logo após(Tb 5,5; 12,15) a Virgem Maria recebeu uma visita angélica na anunciação do futuro nascimento de Cristo (Lc 1, 26-38), e o próprio Jesus fala deles em vários momentos, como quando sofreu a tentação no deserto (Mt 4,6) e na cena do horto das oliveiras, quando um anjo lhe fortalecia antes da Paixão (Lc 22,43).

São Paulo faz alusão a quatro ordens de anjos (Ef 1, 20-21). Depois foi São Dionísio um dos primeiros a propor um sistema organizado do estudo dos anjos e seus escritos tiveram muita influência, mas foi precedido por outros escritores, como São Clemente, Santo Ambrósio e São Jerônimo.

Continua na próxima postagem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário